A Faculdade Terzius promove a Iniciação Científica, que é entendida como a busca de novos conhecimentos, técnicas e processo inteligente de interação com a realidade. Ela é parte integrante do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e dos Projetos Pedagógicos de Cursos e Programas e tem função orientadora e de meio para inovar e enriquecer os programas de ensino e de extensão.

Também visa o avanço das ciências, filosofias, letras,artes e tecnologias; e o desenvolvimento autossustentado, a responsabilidade social e o atendimento das demandas de mercado. De forma a alcançar seus objetivos estratégicos e compromissos com missão e valores, a Faculdade Terzius estimula a iniciação cientifica em áreas estratégicas de sua região de influência, buscando ampliar, melhorar a qualidade da iniciação científica e articulá-la com as demandas dinâmicas do desenvolvimento regional.

O comprometimento da Faculdade Terzius com o desenvolvimento artístico e cultural tenta inserir vetores dessas dimensões em suas atividades extensionistas e de ação social. Isso acontece especialmente nos momentos culturais, onde os limites da ciência se conectam com a percepção da cultura como valor humano a ser indelevelmente marcado na vida acadêmica do discente da Faculdade Terzius.

Tais objetivos tornam imprescindível a adoção de processos que objetivem a implantação de ações institucionais, como:

  • Atualização constante do regulamento do Programa de Iniciação Científica (PIC);
  • Elaboração de políticas e ações acadêmico-administrativas alinhadas com os objetivos institucionais;
  • Intensificação do estímulo a docentes e discentes para a atuação em projetos de iniciação científica comprometidos com as características regionais, por meio de auxílios provenientes da própria instituição, das agências de fomentos e de parcerias;
  • Estímulo ao aumento da produção de artigos científicos mediado pela consolidação do Jornal Científico RET;
  • Implementação dos grupos e linhas de iniciação científica institucionalizadas e o apoio e estímulo às parcerias com instituições nacionais ou estrangeiras para mobilidade acadêmica e ampliação da capacidade de desenvolvimento da iniciação científica local, com o objetivo da criação de redes de iniciação científica entre a Faculdade Terzius e outras instituições;
  • Realizar a identificação de temas e problemas da realidade regional que culminem com a proposição de políticas e a criação de parcerias com organizações públicas e privadas da sociedade civil, para melhor articular a iniciação científica com as necessidades do desenvolvimento regional.

A adoção de uma política de iniciação científica que tenha a adesão e contribuição de docentes e discentes de todos os seus cursos permite uma abordagem pontual mais integral, considerando as diversas facetas de uma mesma questão que possam ser abordadas por visões diferentes e complementares, auxiliando de forma mais completa a contribuição da Faculdade Terzius no desenvolvimento regional.

A produção científica, em si, é ferramenta complementada pelas ações de divulgação de conhecimento científico, seja esta por meio da Editora e do Jornal Científico RET e a ampla divulgação por meio dos instrumentos baseados na página institucional da Faculdade Terzius, como mecanismo de transmissão de resultados de todas as ações institucionais à comunidade acadêmica e externa. Isso permite que haja usufruto dos achados científicos obtidos por meio das iniciativas de iniciação científica da Faculdade. Internamente, a Faculdade Terzius incorpora os resultados de tais ações em seus momentos culturais e científicos e em seus eventos regulares acadêmicos. Dessa forma, possibilita a realização de práticas acadêmicas voltadas à produção e à interpretação de conhecimento.